segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

G1 notícias - Sonda da Nasa encontra evidências de antigo lago subterrâneo em Marte


21/01/2013 08h37 - Atualizado em 21/01/2013 08h37

Sonda da Nasa encontra evidências de antigo lago subterrâneo em Marte

Características geológicas em cratera foram captadas pela sonda MRO.
Observações sugerem formação de carbonatos e argila, informou a Nasa.

Do G1, com agências internacionais*
Uma sonda da Agência espacial americana (Nasa) que orbita Marte encontrou evidências da existência de um antigo lago de cratera alimentado por águas subterrâneas, o que respalda as teorias de que o planeta vermelho pode ter abrigado vida, de acordo com informações publicadas neste domingo (20) na revista "Nature Geoscience".
Informações da sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) mostram vestígios de carbonato e minerais de argila, geralmente formados na presença de água, na parte inferior da cratera McLaughlin, a 2,2 quilômetros de profundidade.
"Estas novas observações sugerem a formação de carbonatos e argila em um lago alimentado por águas subterrâneas na bacia fechada da cratera", informou a Nasa.
Segundo o comunicado da Nasa, "algumas pesquisas propõem que o interior da cratera captura água" e que "na zona subterrânea podem ter existido ambientes úmidos e potenciais habitats". "A cratera carece de canais de grande afluência, por isso, o lago era provavelmente alimentado por águas subterrâneas", disseram os cientistas.

Para ler mais notícias do G1 Ciência e Saúde, clique em g1.globo.com/ciencia-e-saude. Siga também o G1 Ciência e Saúde no Twitter e por RSS.
As setas apontam para camadas de argila e carbonato em área que pode ter sido lago em Marte (Foto: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona)

As setas apontam para camadas de minerais de argila e carbonato em áreas que podem ter abrigado lago em Marte (Foto: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona)

Fonte: G1 - caderno de Ciência e saúde.
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/01/sonda-da-nasa-encontra-evidencias-de-antigo-lago-subterraneo-em-marte.html

3 comentários:

Massa !!!! muitos cientistas já encontraram evidências de água em marte , e é fato que tem provas suficientes de água congelada

Esse artigo é antigo mas olha :

"Algumas das últimas fotos tiradas por uma poderosa nave espacial da NASA mostram uma cratera em Marte que escondia água congelada....."

http://hypescience.com/uma-cratera-em-marte-possui-agua-congelada/

As evidencias de ter havido vida na superficie de Marte e igualmente na Lua são muitas,não vai demorar muito pra saberem que no interior de ambos abrigam vida, assim como no nosso planeta terra que também é oca e abriga seres intraterrenos.

sim intraterrenos já dizia Júlio Verne ....

Postar um comentário

Escreva, sinta-se à vontade para expor suas idéias.

Observador. Tecnologia do Blogger.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More